Medicamentos manipulados ou industrializados ?
É cada vez mais comum os médicos receitarem medicamentos manipulados, o que provoca algumas dúvidas nos pacientes, como:
Qual a diferença entre os remédios manipulados e os industrializados?
Existe diferença de preço entre eles?
A qualidade é a mesma?
Nesse artigo, responderemos a essas dúvidas mais comuns entre os pacientes.
Principais diferenças
A grande diferença entre o manipulado e o comum de farmácia é que o manipulado é indicado pelo médico para atender às necessidades específicas de cada paciente, sendo, portanto, ajustado de acordo com a idade, peso, sexo e outros fatores, o que, na prática, o leva a ser um medicamento personalizado. Diferente dos industrializados, que, por serem fabricados em linhas de produção de alto volume, utilizam a mesma concentração de ingredientes para 100% dos usuários, sem conseguir atender às particularidades de cada um. Neste caso, ponto positivo para os manipulados! Que por serem preparados individualmente, baseados em uma receita personalizada, geram resultados mais eficazes para os pacientes.
Comparativo de preços
Pelo fato de possuir uma cadeia de fornecedores menor, já que o medicamento sai direto da farmácia para o usuário sem depender das grandes fabricantes de medicamentos, o preço dos manipulados normalmente é menor do que dos industrializados. Sem contar que os preços não são tabelados, o que possibilita uma margem de negociação entre o paciente e a farmácia na hora da aquisição, exatamente por ele ser feito de forma personalizada.
Qualidade
As farmácias de manipulação são obrigadas, por lei, a terem uma farmacêutica responsável presente e atuando na fabricação dos medicamentos, com o controle de qualidade feito 100% de acordo com a prescrição do médico responsável. Esse sistema garante a mesma qualidade e confiabilidade dos industrializados. Na Humanize Farmácia de Manipulação, o controle de qualidade é feito por profissionais experientes e comprometidos com a qualidade do que manipulamos.

